10 de fevereiro de 2012

Apologia da História ou O ofício de historiador, de Marc Bloch


Apologia da História ou O Ofício de Historiador (título original, publicado por Lucien Febvre em 1949, Apologie de l´histoire ou Métier d´historien), é publicação póstuma do historiador Marc Bloch, co-fundador da revista Annales em 1929. Esta obra incompleta, redigida durante sua participação na Resistência Francesa na rede Franc-Tireur em Lyon, foi interrompida pelo fuzilamento do autor em 1944 nesta mesma cidade, pelo oficial Klaus Barbie.
Nesta obra, Marc Bloch expõe elementos de metodologia de pesquisa em História, partindo de uma indagação de seu filho "Papai, então me explica para que serve a história." (BLOCH, 2001, p.41), visando expor para leigos e acadêmicos sua visão de história. Os capítulos são:


Capítulo I - A história, os homens e o tempo
Capítulo II - A observação histórica
Capítulo III - A crítica
Capítulo IV - A análise histórica
Capítulo V - (sem título)



Sinteticamente, Bloch avalia a responsabilidade do historiador em seu fazer, as fontes documentais enquanto elemento de pesquisa e a visão historiográfica, combatendo a perspectiva de que a história é a ciência do passado e apresentando que a história é a ciência que estuda os homens ao longo do tempo.
Apologia da História é prefaciada por Jacques Le Goff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário